Mensagens

Como você se apresenta?

Que papel ocupa você na sociedade em que vive? Como está inserido em seu grupo familiar? Como tem se apresentado àqueles com quem tem se deparado em sua jornada vivencial?

Importante que tenham consciência de que nem sempre conseguem mostrar ao outro suas verdadeiras intenções, disponibilidades, dificuldades e aptidões; muitas vezes baseados num modo de agir enraizado ao longo do tempo, por constantes repetições, não percebem que não são claros, objetivos em seu pronunciar, ainda que considerem que usam os recursos disponíveis de modo esclarecedor.

Em muitos momentos estão a se comunicar em desconexão com seu sentir, baseados tão somente no que suas mentes ditam e, em tais situações, ocorrem distorções de mensagens.

Ao indagarmos como estão na sociedade, no ambiente familiar e nos contatos permanentes ou ocasionais, queremos saber se possuem entendimento do quanto é importante fazer-se único em suas expressões, ou seja, apresentar-se com seus aspectos psíquicos, emocionais e espirituais em coesão; se possuem noção do quanto sua presença, seu dizer e fazer podem ser significativos para o ambiente onde ora se encontram.

Entendam que toda vez que houver dificuldade no entendimento de suas manifestações é porque não estão agindo em coerência com o todo de seu Ser.

Estar num grupo familiar, interagir socialmente, manifestando sempre o que há de melhor em si, não provocará mal entendidos de nenhuma natureza, enquanto deixarem que seus lados obscuros tomem espaço e interfiram em seus manifestos; certamente que não o entenderão, não aceitarão seus postulados, pois para que o outro seja tocado há que ter uma linguagem que alcance, também, o que há de melhor nele, caso contrário, não encontrarão entendimento.

A sociedade em seu especial momento precisa de Seres que possuam consistência interior, equilíbrio externo e serenidade para manifestar-se como o todo que são e não apenas alguém parcial, que usa apenas do que for conveniente para o momento, esquecendo que logo adiante outro desafio se apresentará e em algum destes enfrentamentos existenciais, a verdade de seu Ser se manifestará sem subterfúgios, sem ocultamentos através de posições de interesse, atitudes de sabedoria questionável, palavras que abordem somente a superficialidade.

Procurem examinar como estão se apresentando, qual está sendo a imagem que estão difundindo e se ela é o que esperam, se o que o outro lhe dá como retorno é efetivamente o que você queria que fosse acolhido ao seu respeito.

Ninguém pode ser juiz de seu proceder, mas todos podem lhe demonstrar através das trocas que fazem com você se seus objetivos de crescimento espiritual estão sendo alcançados, se está ocorrendo um real avançar na escala evolutiva, ou se apenas você acredita nisto, independente do que a vida lhe esteja a mostrar.

Quando agirem dentro dos princípios básicos que regem sua mais autêntica verdade, conseguirão ser úteis à sociedade aportando os benefícios fraternos que a espiritualidade disponibiliza a todos em aprendizado do Servir Amando.

Álvaro

Recebida pela Magali em 10/05/2011

Revisão: Clovis