Mensagens

A fragilidade das certezas

Pelo tênue fio do que vocês consideram suas certezas, vão seguindo, acreditando que se algo está certo, em suas convicções, certamente está, também, para os demais.

De que, realmente, vocês têm certeza?

Em primeiro lugar, queremos esclarecer que a única certeza que podem acolher é a da finitude da vida material e continuidade da vida espiritual.

Por mais que listem aquilo que consideram convicção, mesmo isto é variável, pois a certeza de hoje pode tornar-se a dúvida de amanhã.

Em qual fio existencial podem melhor estar posicionados?

O único fio confiável é o da fé, aquela fé que remove montanhas e assim, vai dando espaço para o inesperado, para o que se faz preciso em dado momento.

Enquanto se mantiverem equilibrados no fio das certezas correm o risco de que o mesmo se fragilize em determinado ponto e, com isto, os ameace com a aproximação daquilo que, por vezes, tentam esconder de si mesmos, através das certezas enraizadas não só por nelas crer, mas também, por através delas se sentirem protegidos do que não desejam perceber em si.

Quem sabe este é um bom momento para que reavaliem aquilo que os mantém em um fio frágil, quando poderiam estar mais seguros em outro mais adequado e facilitador do objetivo que devem alcançar através do percurso do mesmo.

Não esqueçam que ao terem seus fios fragilizados, possibilitam que outros, em igual situação, se enovelem com o seu e, com isto, tudo se torna mais confuso, ainda que não ocorra o abalo de suas certezas.

Vamos exemplificar com aquele que tem certeza de que merece uma melhor posição, um maior reconhecimento pelo que faz – principalmente em uma Casa como esta –, que se considera e tem absoluta certeza de que é mais inteligente, e eficiente, ou mais adequado, do que seu irmão de caminho, para executar determinada tarefa.

Observem como o fio das certezas lhes abre o portal da vaidade, do orgulho e da inveja, pois se acreditam que não estão recebendo o que merecem e disto se fazem queixosos é exatamente por levar em si certezas não condizentes com o que são e demonstram.

Este fio que por muitos é utilizado, ao se fragilizar pode, entretanto, propiciar um momento de reflexão e a busca por um fio condutor de seu sentir, agir e pensar, mais em acordo com o que estão vivenciando ao interagir com os outros.

Reconheçam que mesmo considerando que as certezas lhes dão segurança para em seu fio se manter, invejam o outro que consegue se identificar como um ser repleto de dúvidas e que busca através de seu processo renovatório, aprender a Servir Amando a si e ao outro que, mais ou menos equilibrado, está firme na extensão de seu fio direcionador de uma vida mais plena e feliz.

Amadeu

Recebida pela Magali em 11/05/2014

Revisão: Clovis