Mensagens

A vivência de cada um

Ninguém pode cercear a liberdade do outro, ameaçar seu fazer, determinar seu agir, pois todos chegam à matéria física livres, e com autonomia para dar, conforme vão amadurecendo, o rumo que decidirem que será o melhor para si.

Quando percebemos uns querendo manipular os outros, tentando desviar seu igual do caminho escolhido, ficamos a analisar seu proceder buscando entender a causa de sua atitude.

Você acredita que tem melhores condições para definir o que é melhor para quem está agindo conforme manda seu pensar e sentir? Você supõe, vaidosamente, que seu conhecimento sobre as dificuldades que a vivência terrena apresenta, poderão ser superadas seguindo suas indicações?

Quando irão perceber que cada um é dono e senhor de sua vontade, podendo realizar o que lhe parecer mais conveniente para atingir os objetivos para os quais está na materialidade física e, na maioria das vezes, são motivações que só ao próprio envolvido diz respeito e a ninguém mais?

O que lhes sabe como absurdo na atitude de seu parceiro de caminho pode, na maioria das vezes, ser o melhor que ele é capaz de realizar; o que lhes espanta os olhos e os ouvidos na apresentação e expressões do outro, pode ser tão somente uma demonstração de seu momento e não de seu habitual modo de ser, portanto, não se considerem o dono da melhor sugestão, orientação ou conhecimento.

Quem lhes espanta, hoje, pode surpreendê-los no amanhã com comportamentos muito mais elevados e dignos de respeito do que os seus. Quem lhes provoca risos, no agora, pode lhes fazer chorar depois, quando outro for o momento de cada um, pois no ir e vir dos encontros da vida, quem hoje dá, amanhã recebe; quem hoje planta, amanhã colhe.

Esperamos que tenham condições de entendimento para assimilar os ensinamentos do Mestre manifestados em todos os instantes de seu viver, na materialidade humana, pois lamentar-se, arrepender-se posteriormente de nada adiantará, uma vez que determinadas oportunidades são únicas, não se reproduzindo nem em forma, nem em abrangência.

Deixem que cada um siga seu caminho, dentro de suas possibilidades, com as condições que possuem e manifestam e não se façam líderes de quem não precisa ser liderado; instrutores de quem já nasceu com a disponibilidade que precisa para os aprendizados que lhe estão destinados; parceiros de quem anda num ritmo diferente do seu e que não poderá deter-se ou avançar em nenhum compasso que não seja o próprio.

Quando percebemos o quanto se preocupam com o viver do outro, descuidando do seu, ficamos a lamentar que não estejam aproveitando as oportunidades que o contato com parceiros com diferentes saberes lhes proporciona, em vez de apenas tentar desmerecer as qualidades que são próprias do outro numa demonstração clara de ausência de fraternidade e dissimulada inveja, mesmo por aquele que não é tão destacado quanto você, mas que com sua humildade, simpatia e afeto consegue levar adiante seus projetos.

Assumam suas vivências pessoais, nada além, e deixem que os outros façam o mesmo, pois cada um responde por si e não pelos demais.

Amigos

Recebido pela Magali em 28/04/2011

Revisão: Clovis